quarta-feira, 8 de julho de 2009

HISTÓRICO DO MUSEU DO CBMERJ

EM 1976, PELA PRIMEIRA VEZ O BRASIL SE FEZ REPRESENTAR OFICIALMENTE COM UMA DELEGAÇÃO NO CONGRESSO TÉCNICO INTERNACIONAL DO FOGO (CTIF), QUE ACONTECEU NAQUELE ANO EM BERLIM (ALEMANHA). DESTE ENCONTRO SURGIRAM MUITAS IDÉIAS, SENDO UMA DELAS A CRIAÇÃO DO PRIMEIRO MUSEU DE BOMBEIROS DO BRASIL.

CONSEQUENTEMENTE, POR ORDEM DO ENTÃO COMANDANTE-GERAL, CORONEL EB EVARISTO ANTÔNIO BRANDÃO SIQUEIRA, JUNTARAM-SE DIVERSOS VEÍCULOS E OBJETOS ANTIGOS DE VÁRIOS QUARTÉIS DO RIO DE JANEIRO. E ASSIM NASCIA, EM 2 DE JULHO DE 1977, NO QUARTEL DO MÉIER (ZONA NORTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO), O MUSEU DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

EM 1995, PELA NECESSIDADE DE REFORMAS NO PRÉDIO EM QUE ESTAVA INSTALADO, O MUSEU FOI TRANSFERIDO DO MÉIER PARA O QUARTEL DO COMANDO-GERAL, APÓS 18 ANOS DE EXISTÊNCIA. INFELIZMENTE, O MUSEU CONTINUAVA COMO SE FOSSE UMA COLEÇÃO DE COISAS VELHAS, SEM HISTÓRIA DEFINIDA, EM ESTADO LETÁRGICO DE QUASE ABANDONO, COM AS PEÇAS ESPALHADAS PELO QUARTEL CENTRAL.

IMEDIATAMENTE, O ENTÃO COMANDANTE-GERAL DO CBMERJ, CORONEL BM RUBENS JORGE FERREIRA CARDOSO, ORDENOU O INÍCIO DAS REFORMAS NO NOVO PRÉDIO E INAUGUROU, EM 1º DE SETEMBRO DE 1995, O MUSEU HISTÓRICO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, COMO ENTIDADE INDEPENDENTE E DIRETAMENTE LIGADA AO COMANDO-GERAL.

NO INÍCIO DO ANO 2000, O MUSEU JÁ CONTAVA COM CERCA DE 600 PEÇAS CATALOGADAS E FAZ PARTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUSEOLOGIA, CONSTANDO DO GUIA BRASILEIRO DE MUSEUS, LANÇADO PELA USP. O MUSEU MANTÉM CORRESPONDÊNCIA COM CERCA DE 300 CASAS CULTURAIS E MUSEUS DO BRASIL E ALGUNS PAÍSES, ALÉM DE TODOS OS CONSULADOS INSTALADOS NO RIO DE JANEIRO E COM VÁRIAS ENTIDADES SIMILARES TAMBÉM NO EXTERIOR.

ATUALMENTE, CADA PEÇA ESTÁ REGISTRADA COM O VERDADEIRO NOME E A ORIGEM NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.

O MUSEU HISTÓRICO REPRESENTA UM PANORAMA COMPLETO DA ATIVIDADE EM NOSSO PAÍS, MOSTRANDO ATRAVÉS DE SEU ACERVO VEÍCULOS, EQUIPAMENTOS, ACESSÓRIOS, OBJETOS, SOUVENIRES, FOTOGRAFIAS, LIVROS, DOCUMENTOS, QUADROS E OUTRAS OBRAS DE ARTE GUARDADAS DESDE O SÉCULO XVIII ATÉ A ATUALIDADE.

O VISITANTE VAI CONHECER, POR EXEMPLO, O PRIMEIRO VEÍCULO A MOTOR DE FABRICAÇÃO NO PAÍS, DE 1918, E QUE AINDA FUNCIONA; A PRIMEIRA BOMBA A VAPOR, IMPORTADA DA INGLATERRA EM 1865; DIVERSOS VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL, A GASOLINA, A VAPOR OU MOVIDOS PELA MÃO-DE-OBRA ESCRAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário